Bot Revisor do PJe

De PJe
Edição feita às 17h32min de 4 de outubro de 2017 por Thiago.machado (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O Bot Revisor do PJe é um web robot desenvolvido pelo CNJ para auxiliar a equipe de revisores de código do PJe. Quando uma solicitação de integração de código (merge request) é aberta/reaberta no GitLab para os projetos PJe/PJe ou pje-2/pje2, o Bot executa as seguintes validações:

  1. A mensagem de commit segue o padrão [PROJETO DO JIRA-NÚMERO] Descrição do que foi feito para solucionar o problema.?
    • Caso esta verificação seja falsa, o merge request será fechado e a mensagem A mensagem de commit está fora do padrão. O correto é [PROJETO DO JIRA-NÚMERO] Descrição do que foi feito para solucionar o problema. será inserida nos comentários.
  2. O identificador da issue fornecido na mensagem de commit corresponde a uma issue válida no Jira?
    • Caso o Bot não encontre no Jira a issue informada em PROJETO DO JIRA-NÚMERO, o merge request será fechado e a mensagem O identificador da issue (PROJETO DO JIRA-NÚMERO) especificado na mensagem de commit não corresponde a uma issue válida no Jira. será inserida nos comentários.
  3. O título do merge request segue o padrão [PROJETO DO JIRA-NÚMERO] Título da issue.?
    • Caso esta verificação seja falsa, o merge request será fechado e a mensagem O título do MR está fora do padrão. O correto é [PROJETO DO JIRA-NÚMERO] Título da issue. será inserida nos comentários.
  4. O identificador da issue informado no título do MR é igual ao identificador da issue informado na mensagem de commit?
    • Caso esta verificação seja falsa, o merge request será fechado e a mensagem O identificador da issue informado no título do MR (PROJETO DO JIRA-NÚMERO) não é igual ao identificador da issue informado na mensagem de commit (PROJETO DO JIRA-NÚMERO). será inserida nos comentários.
  5. O código enviado apresenta conflitos de integração com o branch de destino?
    • Caso esta verificação seja falsa, o merge request será fechado e a mensagem O código enviado apresenta conflitos de integração. Favor realizar um rebase com o branch XXXX. será inserida nos comentários.
  6. A issue está devidamente atribuída ao desenvolvedor?
    • Caso o usuário contido no campo Responsável pela codificação da issue não corresponda ao autor do commit, o merge request será fechado e a mensagem A issue não está associada a você. O usuário autor do commit é o Fulano enquanto que o usuário responsável pela codificação na issue é o Beltrano será inserida nos comentários.
  7. A issue está com o status de Em progresso ou Aguardando abertura de MR?
    • Caso esta verificação seja falsa, o merge request será fechado e a mensagem A issue não está com o status correto. Status válidos ao abrir um MR: Em progresso ou Aguardando abertura de MR será inserida nos comentários.



OBSERVAÇÃO: Formas de colocar um desenvolvedor como "Responsável pela codificação" na issue:

  1. Quando um desenvolvedor recebe uma issue (no Jira), ela normalmente estará na situação "Aguardando início de implementação". Ao transitar a issue para "Em progresso", será apresentado na tela de transição alguns campos que deverão ser preenchidos, entre eles está o campo "Responsável pela codificação".
  2. Quando a issue já estiver nas situações "Em progresso" ou "Aguardando abertura de MR", o responsável pela issue poderá clicar na opção "Atribuir codificador" e preencher o campo "Responsável pela codificação".
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas