Mudanças entre as edições de "Configuração do Ambiente"

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa
(Habilitar popups no navegador)
(Habilitar popups no navegador)
Linha 48: Linha 48:
 
No Mozilla Firefox o bloqueio de popups é ativado automaticamente por padrão. Entretanto, o PJe utiliza os popups na navegação do sistema. A permissão para o PJe utilizar os popups pode ser realizada de duas formas:
 
No Mozilla Firefox o bloqueio de popups é ativado automaticamente por padrão. Entretanto, o PJe utiliza os popups na navegação do sistema. A permissão para o PJe utilizar os popups pode ser realizada de duas formas:
  
'''1.''' Através do Menu > Opções > Conteúdo > Janelas popups:
+
*Através do Menu > Opções > Conteúdo > Janelas popups:
  
 
[[Arquivo:Menu_firefox.png|250px]]
 
[[Arquivo:Menu_firefox.png|250px]]
  
'''2.''' Ou através da barra de informação que é exibida no topo da página quando o Firefox bloqueia um popup:
+
*Ou através da barra de informação que é exibida no topo da página quando o Firefox bloqueia um popup:
 
[[Arquivo:Popup_bloqueado.png|1000px]]
 
[[Arquivo:Popup_bloqueado.png|1000px]]
  
Após clicar em '''Opções''' na barra de informações será exibido um menu. Clicar na opção '''Permitir popups de wwww.tribunal.jus.br'''.
+
#Após clicar em '''Opções''' na barra de informações será exibido um menu. Clicar na opção '''Permitir popups de wwww.tribunal.jus.br'''.
  
 
[[Arquivo:Permitir_popup_cnj.png]]
 
[[Arquivo:Permitir_popup_cnj.png]]
  
Então aparecerá uma pequena janela com a mensagem: '''Pop-ups habilitadas'''. Após fechar a janela, realizar uma nova tentativa de acesso ao site do PJe desejado.
+
#Então aparecerá uma pequena janela com a mensagem: '''Pop-ups habilitadas'''. Após fechar a janela, realizar uma nova tentativa de acesso ao site do PJe desejado.
  
 
== Plugin Java ==
 
== Plugin Java ==

Edição das 11h19min de 14 de junho de 2016

Para acessar o sistema PJe é necessário configurar o ambiente de seu computador instalando alguns hardwares e softwares, conforme roteiro disponibilizado abaixo.

Conteúdo

Sistema operacional

Embora o PJe funcione também em sistemas operacionais livres, para melhor suporte quanto ao uso do certificado digital, recomendamos o uso do Windows das versões a partir do Windows XP.

Certificado Digital

O Certificado Digital é um documento eletrônico que identifica com segurança pessoas físicas ou jurídicas, por meio da criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações. A certificação digital é utilizada para a identificação pessoal em sites de acesso restrito e também para a assinatura de documentos eletrônicos. A Certificação Digital possibilita a execução de procedimentos no meio eletrônico, sem o uso do papel, e com validade jurídica.

Para acesso ao PJe é necessário possuir um Certificado Digital ICP-Brasil A3 e ter alguns programas necessários instalados em seu computador. Para mais informações de como obter um certificado digital, visite:

Cadeia de Certificação ICP-Brasil

A assinatura de documentos no PJe somente pode ser feita utilizando certificados digitais que pertençam à cadeia ICP-Brasil. A cadeia de certificação deve ser instalada no computador do usuário, o que pode ser feito seguindo as instruções da página do repositório das cadeias de certificação mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação: http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados.

Driver e gerenciador do certificado digital

Existem duas formas de armazenamento do certificado digital, via:

  • Cartão inteligente (smartcard): é um cartão com chip, onde será necessário uma leitora de cartão compatível;
  • Token criptográfico: é um dispositivo USB (semelhante a um pen-drive).

É necessário instalar o driver da leitora de cartão inteligente ou do token criptográfico para habilitar o funcionamento para a utilização do certificado. Os aplicativos necessários à utilização desses dispositivos devem ser fornecidos pela entidade de quem foi adquirido o certificado digital.

O Gerenciador do certificado digital é o programa responsável pela administração do seu certificado digital, o mais utilizado é o SafeSign. É através dele que o Windows gerencia sua leitora de cartão (ou token), acessando o seu certificado digital quando este for requisitado. Abaixo, segue a relação de alguns sites com dicas para instalação e configuração da leitora ou token:

Navegador de Internet

O navegador de internet é a ferramenta que possibilita o acesso ao sistema PJe, e o navegador homologado para o PJe é o Mozilla Firefox. Em versões mais recentes do Mozilla Firefox, o plugin do Java que é um dos pré-requisitos para acesso ao PJe vem por padrão desativado o que acarreta em alguns imprevistos na tentativa de utilização do PJe.

Importante: O novo Firefox para Windows 64-bit não reconhece ou suporta o plugin Java. Para mais informações, acesse:

Por essa razão foi gerado e disponibilizado o aplicativo Navegador Firefox Portal PJe que é uma versão customizada do navegador Mozilla Firefox para uso exclusivo no PJe. Para realizar o download do aplicativo e acessar o guia de instalação, acesse Navegador Firefox Portal PJe.

Habilitar popups no navegador

No Mozilla Firefox o bloqueio de popups é ativado automaticamente por padrão. Entretanto, o PJe utiliza os popups na navegação do sistema. A permissão para o PJe utilizar os popups pode ser realizada de duas formas:

  • Através do Menu > Opções > Conteúdo > Janelas popups:

Menu firefox.png

  • Ou através da barra de informação que é exibida no topo da página quando o Firefox bloqueia um popup:

Popup bloqueado.png

  1. Após clicar em Opções na barra de informações será exibido um menu. Clicar na opção Permitir popups de wwww.tribunal.jus.br.

Permitir popup cnj.png

  1. Então aparecerá uma pequena janela com a mensagem: Pop-ups habilitadas. Após fechar a janela, realizar uma nova tentativa de acesso ao site do PJe desejado.

Plugin Java

O plugin Oracle Java Runtime Environment (JRE) é um programa acessório necessário para a execução de tarefas no navegador de internet. Muitas operações com o Certificado Digital necessitam do componente Java instalado e atualizado. Versões atualizadas do JRE podem ser obtidas gratuitamente no site http://www.java.com/pt_BR/.

Nota: No aplicativo Navegador Firefox Portal PJe, o plugin do Java já está incorporado no aplicativo.

Assinador

Devido ao mau funcionamento do plugin do Java nas versões mais recentes do Mozilla Firefox, orienta-se a utilizar o aplicativo PJeOffice que é uma versão de assinador para o sistema PJe que substitui o plugin do Java, que também é utilizado para a assinatura no navegador de internet.

Para realizar o download do aplicativo e acessar o guia de instalação e configuração, acesse PJeOffice.



IR PARA: Acesso ao PJe

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas