Framework de testes automatizados

De PJe
Edição feita às 12h37min de 28 de abril de 2015 por Cleiton.saturno (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

1 INTRODUÇÃO

O teste funcional automatizado consiste basicamente em executar um mesmo algoritmo com diferentes massas de dados. Para cenários diferentes temos dados diferentes com resultados esperados diferentes, e inserir estes dados e resultados diretamente no código implica em replicar (tantas vezes quantos cenários diferentes existirem) código para poder atender a diferentes situações.

O objetivo de se desenvolver um framework para automação dos testes é permitir que seja criada uma camada de dados independente da camada de algoritmos que executam a automação. Esta é a tradicional divisão de software em duas camadas. Esta divisão (algoritmo versus dados) é válida tanto para testes automatizados funcionais como para testes unitários.

Este arquivo descreve a documentação técnica para manutenção do framework de testes automatizados a ser utilizado para testes unitários e testes funcionais. O documento está organizado em seções que descrevem separadamente as características de cada parte da arquitetura do framework.

2 CONTEÚDO DE APOIO

Neste capítulo são apresentandas algumas informações sobre tecnologias e padrões utilizados no desenvolvimento do framework e na automação dos testes unitários e funcionais.

2.1 Artigos de relevância

Frameworks: [1] Selenium Webdriver: [2] Fluentlenium: [3]

2.2 Design Patterns utilizados Page Object: [4]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas