Mudanças entre as edições de "Gestão"

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa
(Estratégia de evolução do PJe)
m (Removeu a proteção de "Gestão")
 
(47 edições intermediárias de 5 usuários não apresentadas)
Linha 2: Linha 2:
  
 
* [http://colaboracao.cnj.jus.br/projects/sisprocessual Gerenciamento do projeto (Redmine)]
 
* [http://colaboracao.cnj.jus.br/projects/sisprocessual Gerenciamento do projeto (Redmine)]
* [http://www.cnj.jus.br/forumpje Fórum]
+
* [[Utilização do PJe|Utilização do PJe]]
* [[Outros tribunais|Outros tribunais]]
+
* [[Processo_de_desenvolvimento_de_software|Processo de desenvolvimento de software]]
  
== Estrutura gerencial do PJe ==
+
<!--== Estrutura gerencial do PJe ==
  
 
O PJe, dentro do CNJ, funciona como uma estrutura virtual. O objetivo dessa estrutura é aprimorar a gestão do Processo Judicial Eletrônico no
 
O PJe, dentro do CNJ, funciona como uma estrutura virtual. O objetivo dessa estrutura é aprimorar a gestão do Processo Judicial Eletrônico no
âmbito do CNJ, obter um sistema de autoridade flexível (unidade de gestão do Projeto responder a diferentes autoridades) e de compartilhar recursos (sistemas, pessoas, tecnologia). Com esse objetivo, foram criadas as seguintes estruturas:  
+
âmbito do CNJ, obter um sistema de autoridade flexível (unidade de gestão do Projeto responder a diferentes autoridades) e de compartilhar recursos (sistemas, pessoas, tecnologia). Com esse objetivo, foram criadas as seguintes estruturas: (As atribuições do gerente e dos assistentes podem ser encontradas no [http://www.cnj.jus.br/images/atos_normativos/portaria/Manual%20de%20Organizao%20CNJ_2012%20-%20reviso%2012.pdf manual de organização do CNJ].
 +
)
  
 
=== Gerente de projetos do PJE ===
 
=== Gerente de projetos do PJE ===
 
==== Assistência em desenvolvimento de sistemas do PJE ====
 
==== Assistência em desenvolvimento de sistemas do PJE ====
 +
 +
A assistência em desenvolvimento é responsável pelo desenvolvimento de melhorias e novas funcionalidades do PJe. Nesse sentido, seu trabalho é direcionado às versões futuras do PJe que estão em desenvolvimento, denominadas de [[Versões|versão principal]].
 +
 +
Representamos, abaixo, o funcionamento dessa assistência.
  
 
[[imagem:Fluxo_de_Desenvolvimento.png|700px]]
 
[[imagem:Fluxo_de_Desenvolvimento.png|700px]]
Linha 17: Linha 22:
 
==== Assistência em requisitos do PJE e capacitação ====
 
==== Assistência em requisitos do PJE e capacitação ====
  
Na análise de requisitos são produzidos os artefatos para detalhamento dos requisitos, sendo o nosso principal artefato o conjunto de casos de testes no testlink. O testlink deverá fazer referência a conteúdos inseridos na wiki, especialmente às regras (de negócio, de interface e de domínio) e à descrição da funcionalidade. As regras são uma parte da documentação já bem conhecido de todo processo de desenvolvimento, então acho que dispensam explicações. As funcionalidades (que abrangem o manual de referência) são o conjunto de opções de uso do sistema. Procuramos evitar o termo caso de uso, já que não estamos utilizando desenvolvimento orientado a caso de uso, mas seria o conceito do caso de uso, sem o template padrão com todas aquelas seções comuns ao processo unificado. Geralmente as referências citadas aos documentos da wiki são feitas nos passos dos casos de teste, mas uma importante seção do caso de teste são as premissas de teste, que podem tanto referenciar as regras e funcionalidades, como outras seções da wiki, como roteiros de configuração, orientações para desenvolvimento de fluxos, configuração inicial e instalação. Essas últimas seções contém orientações de configuração do PJe. Muitas vezes, para se testar uma aplicação, o testador deve se certificar que o sistema está pronto para realizar o teste, de forma a evitar que mal funcionamento decorrente de configuração equivocada seja confundido com defeito. Além do conjunto de casos de teste, outros artefatos, como diagramas, matrizes e o que mais o analista julgar necessário para o entendimento da demanda. Eles devem ser produzidos, de preferência, em ferramentas de livre utilização, e sua disponibilização vinculada à demanda no Jira deve ser feita em formatos que todos os usuários possam ter acesso.
+
===== Análise de requisitos =====
 +
 
 +
A análise de requisitos é, usualmente, acionada pela [[Gestão#Assist.C3.AAncia_em_desenvolvimento_de_sistemas_do_PJE|gerência técnica]] para detalhamento de requisitos de pendências autorizadas e priorizadas.
 +
 +
Na análise de requisitos são produzidos os artefatos para detalhamento dos requisitos, sendo o nosso principal artefato o conjunto de casos de testes no testlink. O testlink deverá fazer referência a conteúdos inseridos na wiki, especialmente às regras (de negócio, de interface e de domínio) e à descrição da funcionalidade. As funcionalidades (que abrangem o manual de referência) são o conjunto de opções de uso do sistema. Procuramos evitar o termo caso de uso, já que não estamos utilizando desenvolvimento orientado a caso de uso, mas seria o conceito do caso de uso, sem o template padrão com todas aquelas seções comuns ao processo unificado. Geralmente as referências citadas aos documentos da wiki são feitas nos passos dos casos de teste, mas uma importante seção do caso de teste são as premissas de teste, que podem tanto referenciar as regras e funcionalidades, como outras seções da wiki, como roteiros de configuração, orientações para desenvolvimento de fluxos, configuração inicial e instalação. Essas últimas seções contém orientações de configuração do PJe. Muitas vezes, para se testar uma aplicação, o testador deve se certificar que o sistema está pronto para realizar o teste, de forma a evitar que mal funcionamento decorrente de configuração equivocada seja confundido com defeito. Além do conjunto de casos de teste, outros artefatos, como diagramas, matrizes e o que mais o analista julgar necessário para o entendimento da demanda. Eles devem ser produzidos, de preferência, em ferramentas de livre utilização, e sua disponibilização vinculada à demanda no Jira deve ser feita em formatos que todos os usuários possam ter acesso.
 +
 
 +
Ao finalizar a documentação, a pendência deve ser enviada para a [[Gestão#Assist.C3.AAncia_em_desenvolvimento_de_sistemas_do_PJE|assistência em desenvolvimento]] para que fique pronta e seja posteriormente [[Gestão#Testes|testada]].
 +
 
 +
Ao iniciarmos a discussão sobre uma demanda, principalmente quando se trata de alguma funcionalidade maior, temos optado por evoluir um pouco mais os requisitos antes de abertura da pendência no Jira fazendo registro em uma área de "rascunho" da wiki denominada Melhorias. Ainda estamos trabalhando na melhor forma de apresentar essa seção, mas seu uso é opcional, apesar de ser recomendado, por facilitar a comunicação entre o "cliente" (solicitante da demanda) e o analista de requisitos.
  
 
==== Assistência em atendimento e qualidade do PJE ====
 
==== Assistência em atendimento e qualidade do PJE ====
 +
 +
===== Liberação de versão =====
 +
 +
A assistência em atendimento, ao ser notificada da finalização de uma versão, realiza os procedimentos de geração da versão para implantação com base nos rótulos criados no [[GIT|GIT]]. A partir das versões posteriores à 1.4.6.4, pacotes intermediários estarão disponíveis para os tribunais com correções integradas ao código principal do PJe através da utilização de integração contínua. Disponibilizando versões [https://wiki.jenkins-ci.org/display/JENKINS/Building+a+software+project nightly], geradas automaticamente ao final do dia com tudo que foi integrado pelas equipes de desenvolvimento, pretende-se facilitar a acelerar o processo de obtenção de correções por partes dos tribunais. É válido ressaltar que as versões "nightly" possivelmente não são estáveis, já que não foram realizados testes para garantir seu funcionamento. Apesar disso, as versões nightly são de grande valia para os tribunais, visto que com esse atalho, os tribunais não precisam esperar até o lançamento da versão para obtenção de uma correção prioritária para sua instalação, além de disponibilizar outras correções apontadas pelas notas de liberação da versão nightly gerada.
 +
 +
===== Testes =====
 +
 +
O teste do PJe hoje abrange teste manual e testes automatizados, mas são sempre funcionais. Não temos procedimentos de teste de stress ou de performance.
 +
 +
O [http://www.cnj.jus.br/testlink/index.php testlink] é a ferramenta utilizada para registro da execução dos testes. A [[Gestão#Assist.C3.AAncia_em_requisitos_do_PJE_e_capacita.C3.A7.C3.A3o|assistência em requisitos]] é responsável por alimentar a ferramenta com as definições dos casos de teste para posterior execução dos testes.
 +
 +
Para automação dos testes, o PJe se utiliza do [http://www.seleniumhq.org/ Selenium web driver]. Os casos de testes vinculados a testes automatizados devem conter referências às automações de forma a facilitar a publicidade de disponibilização da automação. Além disso, o Selenium foi integrado ao Testlink para que o resultado das execuções de teste no ambiente de automação seja refletido automaticamente no testelink. Além disso, o [http://junit.org JUnit] é utilizado em conjunto com o Selenium para auxiliar o Selenium na verificação dos resultados esperados.
 +
 +
Há a pretensão de se utilizar o [http://jmeter.apache.org/ JMeter] para testes de performance. Anteriormente, foram automatizados casos de teste funcionais com o auxílio do JMeter, prioritariamente direcionados aos testes de funcionalidades mais simples do PJe, tais como as disponíveis através do menu de [[Funcionalidades#Configura.C3.A7.C3.A3o_.28cadastros_b.C3.A1sicos.29|configurações]]. Como esse não é o objetivo da ferramenta, os casos de teste serão migrados para a migração.
 +
 
==== Assistência em implantação e manutenção do PJE ====
 
==== Assistência em implantação e manutenção do PJE ====
  
As atribuições do gerente e dos assistentes podem ser encontradas no [http://www.cnj.jus.br/images/atos_normativos/portaria/Manual%20de%20Organizao%20CNJ_2012%20-%20reviso%2012.pdf manual de organização do CNJ].
+
Os comportamentos dissonantes do PJe são tratados como defeitos e ''bugs'' em produção. Os defeitos são problemas encontrados, via de regra, na fase de homologação de uma versão, ou seja, em ambiente de testes. Os ''bugs'' em produção são problemas encontrados no ambiente de produção. A correção dos bugs em produção, em alguns casos, pode ocorrer através da geração de scripts de banco de dados, de forma a evitar que o tribunal precise evoluir sua versão para obter o funcionamento correto. Para essas situações, deve ser aberto um outro defeito, se for o caso, para mapear a correção da versão que ocasionou o mal comportamento que teve que ser corrigido via script. Algumas vezes o mal comportamento não é detectado ou se diagnostica um problema de configuração no PJe que ocasionou o bug, não sendo, dessa forma, necessária a correção através de liberação de versão.
 +
 
 +
As liberações de versão de correção de defeitos/bugs em produção são realizadas, preferenciamente, de quatro em quatro semanas. As correções são replicadas nas versões em desenvolvimento que, dentro do CNJ, são de responsabilidade da [[Gestão#Assist.C3.AAncia_em_desenvolvimento_de_sistemas_do_PJE|assistência em desenvolvimento]].
 +
 
 +
A assistência em implantação, por vezes, precisa solicitar o auxílio da [[Gestão#Assist.C3.AAncia_em_requisitos_do_PJE_e_capacita.C3.A7.C3.A3o|assistência em requisitos]] na resolução das pendências, visto que a documentação existente do PJe não abrange todas as funcionalidades disponíveis e o desenvolvedor precisa da definição negocial para saber qual o comportamento esperado do sistema.
 +
 
 +
Além dessa comunicação, a assistência em implantação, ao finalizar uma versão, repassa a notificação para a [[Gestão#Assist.C3.AAncia_em_atendimento_e_qualidade_do_PJE|assistência em atendimento]], que é responsável pelos procedimentos de liberação da versão, tornando-a disponível para os usuários externos.
  
 
== Estratégia de evolução do PJe ==
 
== Estratégia de evolução do PJe ==
Linha 47: Linha 81:
 
A homologação técnica consiste na avaliação da codificação por parte de uma equipe centralizada, de forma que a integração do código desenvolvido à versão do PJe seja controlada. Mais detalhes sobre a ferramenta que permite o controle e a integração automatizada [[GIT|aqui]]. O [[GIT#Fluxo_de_trabalho|fluxo de trabalho]] especifica mais detalhadamente essa dinâmica.
 
A homologação técnica consiste na avaliação da codificação por parte de uma equipe centralizada, de forma que a integração do código desenvolvido à versão do PJe seja controlada. Mais detalhes sobre a ferramenta que permite o controle e a integração automatizada [[GIT|aqui]]. O [[GIT#Fluxo_de_trabalho|fluxo de trabalho]] especifica mais detalhadamente essa dinâmica.
  
A homologação negocial consiste no [[Gestão#Assistência|teste da demanda]], mas via de regra é realizado também pelo solicitante.
+
A homologação negocial consiste no [[Gestão##Assist.C3.AAncia_em_atendimento_e_qualidade_do_PJE|teste da demanda]], mas via de regra é realizado também pelo solicitante.
  
 
== Gerência técnica do PJe ==
 
== Gerência técnica do PJe ==
  
A gerência técnica do PJe é composta pelos gestores da área técnica do PJe e atualmente contém os seguintes membros: Antonio Augusto(CNJ), Thiago Vieira(CNJ), Dr. Paulo (CNJ), Dr. Carl (CNJ), Gustavo Mendes (TST) e Beni (TSE). Todas as pendências abertas no [https://www.cnj.jus.br/jira/ Jira] que sejam dos tipos Melhoria ou Nova Funcionalidade que estiverem na situação 'Aberta' devem ser encaminhadas para essa gerência para validação, priorização e planejamento de novas [[Versões|versões do PJe]].
+
A gerência técnica do PJe é composta pelos gestores da área técnica do PJe e atualmente contém os seguintes membros: Antonio Augusto(CNJ), Thiago Vieira(CNJ), Dr. Paulo (CNJ), Dr. Carl (CNJ), Gustavo Mendes (TST) e Beni (TSE). Todas as pendências abertas no [https://www.cnj.jus.br/jira/ Jira] que sejam dos tipos Melhoria ou Nova Funcionalidade que estiverem na situação 'Aberta' devem ser encaminhadas para essa gerência para validação, priorização e planejamento de novas [[Versões|versões do PJe]].-->
  
 
== Atas das reuniões do Comitê Gestor do PJe ==
 
== Atas das reuniões do Comitê Gestor do PJe ==
 +
 +
[[Ata da 45a|Ata da 45a reunião]]
 +
 +
[[Ata da 44a|Ata da 44a reunião]]
 +
 +
[[Ata da 43a|Ata da 43a reunião]]
 +
 
[[Ata da 42a|Ata da 42a reunião]]
 
[[Ata da 42a|Ata da 42a reunião]]
  
Linha 137: Linha 178:
  
 
[[Ata da 1a|Ata da 1a reunião]]
 
[[Ata da 1a|Ata da 1a reunião]]
 +
 +
== Atas das reuniões do Comitê Gestor do PJe na Justiça dos Estados ==
 +
 +
[[Ata da 1a reunião - CGJE|Ata da 1a reunião]]

Edição atual tal como às 16h43min de 21 de janeiro de 2016

Links úteis


[editar] Atas das reuniões do Comitê Gestor do PJe

Ata da 45a reunião

Ata da 44a reunião

Ata da 43a reunião

Ata da 42a reunião

Ata da 41a reunião

Ata da 40a reunião

Ata da 39a reunião

Ata da 38a reunião

Ata da 37a reunião

Ata da 36a reunião

Ata da 35a reunião

Ata da 34a reunião

Ata da 33a reunião

Ata da 32a reunião

Ata da 31a reunião

Ata da 30a reunião

Ata da 29a reunião

Ata da 28a reunião

Ata da 27a reunião

Ata da 26a reunião

Ata da 25a reunião

Ata da 24a reunião

Ata da 23a reunião

Ata da 22a reunião

Ata da 21a reunião

Ata da 20a reunião

Ata da 19a reunião

Ata da 18a reunião

Ata da 17a reunião

Ata da 16a reunião

Ata da 15a reunião

Ata da 14a reunião

Ata da 13a reunião

Ata da 12a reunião

Ata da 11a reunião

Ata da 10a reunião

Ata da 9a reunião

Ata da 8a reunião

Ata da 7a reunião

Ata da 6a reunião

Ata da 5a reunião

Ata da 4a reunião

Ata da 3a reunião

Ata da 2a reunião

Ata da 1a reunião

[editar] Atas das reuniões do Comitê Gestor do PJe na Justiça dos Estados

Ata da 1a reunião

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas