Mudanças entre as edições de "Orientações gerais para testes de desempenho"

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa
(INTRODUÇÃO)
(INTRODUÇÃO)
Linha 1: Linha 1:
 
== '''INTRODUÇÃO''' ==
 
== '''INTRODUÇÃO''' ==
Testes de desempenho têm a função de verificar se o sistema alvo atende aos requisitos de desempenhos especificados. Além disso, permitem avaliar características não funcionais do sistema relacionadas, como capacidade, vazão e tempo de resposta [http://www.computer.org/web/swebok]. Contudo, o objetivo do teste de desempenho é o mesmo de qualquer outro teste, que é o mesmo da prória disciplina de Engenharia de Software: entregar produto de qualidade. E qualidade, do ponto de vista do usuário, além dos aspectos funcionais, certamente inclui a velocidade de resposta para as operações realizadas no sistema.  
+
Testes de desempenho têm a função de verificar se o sistema alvo atende aos requisitos de desempenhos especificados. Além disso, permitem avaliar características não funcionais do sistema relacionadas, como capacidade, vazão e tempo de resposta [http://www.computer.org/web/swebok]. Contudo, o objetivo do teste de desempenho é o mesmo de qualquer outro teste, que é o mesmo da prória disciplina de Engenharia de Software: entregar produto de qualidade. E qualidade, do ponto de vista do usuário, além dos aspectos funcionais, certamente inclui a velocidade de resposta para as operações realizadas no sistema. Apesar disso, testes de desempenho frequentemente deixam de ser realizados, fadando inclusive sistemas ''bug free'' ao fracasso pela baixa percepção de qualidade por parte dos usuários.
  
Apesar disso, testes de desempenho frequentemente deixam de ser realizados, fadando inclusive sistemas ''bug free'' ao fracasso pela baixa percepção de qualidade por parte dos usuários.
+
Executar testes de desempenho é uma ativiade complexa e, por consequência, bastante onerosa ao processo de desenvolvimento. Contudo, são inúmeras as vantagens colhidas de testes bem executados [http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/3256/teste-de-desempenho-conceitos-objetivos-e-aplicacao-parte-1.aspx] [http://www.testar.me/#!teste-de-performance/c1oeb].
  
 
== '''REFERÊNCIAS''' ==
 
== '''REFERÊNCIAS''' ==

Edição das 13h57min de 2 de julho de 2015

INTRODUÇÃO

Testes de desempenho têm a função de verificar se o sistema alvo atende aos requisitos de desempenhos especificados. Além disso, permitem avaliar características não funcionais do sistema relacionadas, como capacidade, vazão e tempo de resposta [1]. Contudo, o objetivo do teste de desempenho é o mesmo de qualquer outro teste, que é o mesmo da prória disciplina de Engenharia de Software: entregar produto de qualidade. E qualidade, do ponto de vista do usuário, além dos aspectos funcionais, certamente inclui a velocidade de resposta para as operações realizadas no sistema. Apesar disso, testes de desempenho frequentemente deixam de ser realizados, fadando inclusive sistemas bug free ao fracasso pela baixa percepção de qualidade por parte dos usuários.

Executar testes de desempenho é uma ativiade complexa e, por consequência, bastante onerosa ao processo de desenvolvimento. Contudo, são inúmeras as vantagens colhidas de testes bem executados [2] [3].

REFERÊNCIAS

IEEE. Guide to the Software Engineering Body of Knowledge. IEEE Computer Society, 2014. Disponível em http://www.computer.org/web/swebok.

JMeter: http://jmeter.apache.org

Tempos de resposta em Websites: http://www.nngroup.com/articles/website-response-times/

Tempos de resposta: 3 limites importantes: http://www.nngroup.com/articles/response-times-3-important-limits/

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas