Mudanças entre as edições de "PJeOffice"

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 5: Linha 5:
 
Selecione o arquivo para download do seu sistema operacional.
 
Selecione o arquivo para download do seu sistema operacional.
  
=== '''Versão Atual: 1.0.23''' ===
+
=== '''Versão Atual: 1.0.24''' ===
  
 
{| class="wikitable" border="1"  
 
{| class="wikitable" border="1"  

Edição das 17h23min de 28 de novembro de 2021

O PJeOffice é um software disponibilizado pelo CNJ para assinatura eletrônica de documentos para o sistema PJe. O objetivo do aplicativo é garantir a validade jurídica dos documentos e processos, além de substituir a necessidade do plugin Oracle Java Runtime Environment no navegador de internet e gerar maior praticidade na utilização do sistema.

Conteúdo

Aplicativo PJeOffice para instalação

Selecione o arquivo para download do seu sistema operacional.

Versão Atual: 1.0.24

Sistema Operacional Download
Servidor 1
Windows pje-office.exe
MacOS 64 Bits pje-office_x64.dmg
Debian 32 bits pje-office_i386.deb
Debian 64 bits pje-office_amd64.deb
Unix pje-office_unix_no_embedded.tar.gz

Orientações para download do PJeOffice

Para iniciar o Download do programa, siga os passos abaixo:

Passo 1: Clique ​no arquivo de download acima conforme seu sistema operacional.

Passo 2: Aguarde o download terminar.

Download barra.jpg

Passo 3: Após a conclusão da transferência clicar no arquivo baixado, e extraia o instalador do arquivo zipado, clicando com o botão direito do mouse em cima do nome do arquivo e depois clicando em "Extrair Tudo...".

Download2.png



Download3.png

Passo 4: Depois de finalizada a operação clique duas vezes no instalador.

Download4.png

Passo 5: Agora simplesmente clique em avançar até finalizar a instalação do aplicativo.​

Download6.png



Download7.png



Download8.png



Download9.png

Passo 6: Caso deseje que o programa seja inicializado marque a caixa "Executar PJeOffice".

Download10.png

Configuração do PJeOffice

Modo simples (somente windows)

Passo 1: Entre no PJe normalmente, na tela de autenticação​ clique no botão "Acessar com certificado digital"

Download11.png

Passo 2: Como o aplicativo será utilizado pela primeira vez o próprio irá exibir uma janela pergutando qual certificado utilizar, entretanto esta janela somente irá aparecer para sistemas operacionais Windows e quando existir algum certificado na MsCAPI, caso contrário será exibida a tela de Configuração Avançada.

Download12.png

Passo 3: Selecione o certificado desejado e depois clique em "Concluir".

Download13.png



Modo avançado

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo).

Download14.png

Passo 2: Clique no item de menu "Configuração de Certificado"

Download15.png

Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, clique no botão "Carregar providers disponíveis"

Download16.png

Passo 4: Após o processamento o aplicativo irá exibir uma lista de providers disponíveis para utilização, selecione dentre as opções o certificado que deseja utilizar e clique em "OK"

Download17.png

Passo 5: Caso não apareca nenhum provider disponível para o seu sistema operacional clique na aba PKCS11.

Download18.png



Configurando a solicitação de senha do certificado

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo).

Download14.png

Passo 2: Clique no item de menu "Configuração de Certificado"

Download15.png

Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, na aba "Preferências", possibilitando assim definir em quais momentos que deseja inserir a senha do PIN no certificado. Na aba "Preferências" apresenta um combo com as seguintes opções:

  • Apenas no primeiro acesso: a senha do PIN será solicitada apenas no momento que logar no sistema, e demais assinaturas internas, não será necessário informar a senha novamente.
  • Apenas no primeiro acesso(com confirmação): a senha do PIN será solicitada apenas no momento que logar no sistema, e demais assinaturas internas, não será necessário informar a senha novamente, após prosseguir dentro do sistema com protocolo de processos ou assinaturas em documentos será apresentado uma mensagem de confirmação.
  • Sempre: a senha do PIN sempre será solicitada.


Download303.png

Passo 4: Selecione o modo desejado e clique no botão "Concluir"



PJeOffice no MAC

Atenção! - Usuários de tokens G&D devem baixar a nova versão do gerenciador criptográfico (SafeSign) correspondente à versão do seu sistema no site https://safesign.gdamericadosul.com.br/download. As novas versões do software criptográfico corrigiram, segundo a empresa, o erro que ocorria quando os tokens G&D eram utilizados em sistemas macOS em conjunto com o PjeOffice ("sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception CKR DEVICE ERROR"). Após a instalação do gerenciador criptográfico, configurar o certificado digital no PjeOffice de acordo com os passos a seguir:

Passo 1: Localizar o ícone do PJe Office no canto superior direita da tela, próximo ao relógio do computador.
Passo 2: Clicar no ícone do PJeOffice e selecionar a opção Sistema.
Mac tela sistema.jpg
Passo 3: Na tela PJeOffice - Sistema, clicar 5 vezes seguida no número da versão que aparece na frente do nome PJeOffice (à medida que os cliques for realizado, irá aparecer um texto informando quantos cliques faltam para habilitar o modo desenvolvedor). Após clicar 5 vezes aparecerá a mensagem: "Modo Desenvolvedor Habilitado".
Mac pjeoffice sistema.jpg
Passo 4: Após habilitar o modo desenvolvedor, clicar no botão OK e abrir a configuração do certificado novamente. A aba PKCS11 estará habilitada e permitirá a adição do seu certificado.
Passo 5: Para adicionar o certificado manualmente, clicar em adicionar e dentro do diretório Macintosh HD, seguir o caminho das pastas: “/Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/”. Nessa pasta adicionar o arquivo “libaetpkss.dylib”.
Passo 6: certificado aparecerá na aba avançado, clicar em cima do nome e será requisitado a inserir o PIN. Após essa ação, clique em concluir.
Passo 7: Acesse o Site do PJe e clique no botão "Certificado Digital", para acessar o sistema.


PJeOffice no Linux

Passo 1: Realizar o download do arquivo correspondente.
Passo 2: Descompactar o arquivo.
Passo 3: Pelo terminal Linux, acesse a pasta correspondente ao arquivo descompactado.
Passo 4:Execute o comando ./pjeOffice.sh &.


Assinando arquivos fora do sistema em modo (OFFLINE)

No PJeOffice é possível assinar arquivos em modo offline, salvando suas versões assinadas em pastas localmente para, posteriormente, inserir um a um no processo sem precisar assiná-los novamente.

Para realizar a assinatura offline, siga os passos abaixo:

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo).

Download14.png

Passo 2: Clique no item de menu "Assinador off-line"

Download15.png

Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, permitindo assim que seja selecionado um ou mais arquivos para a assinatura offline. Caso o arquivo desejado não esteja na pasta apresentada, o mesmo poderá ser localizado nas demais pastas da estação de trabalho.

Selecione os arquivos que deseja assinar e clique no botão "Abrir"

Download300.png

Passo 4: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, permitindo assim que seja selecionado o local de destino dos arquivos assinados em modo offline.

Selecione o local de destino e clique no botão "Abrir"

Download301.png

Passo 5: Será solicitado o PIN de acesso ao certificado, para assinatura dos documentos selecionados. Insira os dados e clique no botão OK.



Download302.png

Após a confirmação dos dados os arquivos serão assinados e gravados com sucesso, no local de destino selecionado no passo anterior.

O PJeOffice salva os arquivo assinado com a extensão "[Nome_do_arquivo].PDF.P7S". Esse formato indica que o arquivo foi assinado digitalmente e podem ser abertos em programas que interpretam arquivos PDF. É importante ressaltar que o PJe não aceita arquivos com essa extensão tendo em vista que a assinatura de documentos é realizada online no sistema.

Observações

Pode ser que alguma configuração adicional na infraestrutura de sua rede local esteja impedindo o acesso. Por exemplo, ao tentar assinar um documento, o PJe apresenta um erro de protocolo. Para esses casos, no geral, o proxy de sua rede interna deve estar barrando a comunicação do assinador do PJe com a Internet. Informe sobre esse problema ao setor de infraestrutura para que eles alterem a configuração.

Solução de Problemas

Erro: Ao tentar acessar o PJe realizando o Login com certificado digital e com o modo de assinatura LOCAL apresenta a janela com a mensagem: Ops...... Não foi possível encontrar nenhum certificado digital!:

Erro pjeoffice 01.jpg


Solução:

Esse ocorre quando o aplicativo PJeOffice não encontra o certificado digital. Antes de realizar os passos abaixo, é necessário certifica-se que o certificado digital está devidamente configurado e conectado ao seu computador. Para mais orientações: Configuração do Certificado Digital. Após realizar a verificação e certifica-se que está OK, realizar os passos abaixo:

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo). Download14.png


Passo 2: Clique no item de menu "Configuração de Certificado"

Download15.png


Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, selecione a aba Avançado e em Providers clique no seu nome:
Configurar pjeoffice.jpg


Passo 4: Na janela que se abre, inserir a senha do token e clicar em OK. Realizar uma nova tentativa de acesso ao PJe.

Suporte

Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Usuário:
☎ (61) 2326-5353
pje.suporte@cnj.jus.br

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas