Preparar ato judicial

De PJe
Edição feita às 14h30min de 7 de janeiro de 2014 por Renata.catao (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Em construção

O fluxo “Preparar ato judicial” será invocado através de um subprocesso do fluxo principal. Abaixo seguem as definições para este fluxo mais frequentemente utilizadas pelos tribunais:

Pratjud.png

Conteúdo

Configuração dos nós

Início

O nó inicial segue o padrão de todos os nós de início dos fluxos no PJe, contendo a transição para o primeiro nó de tarefa configurada com a opção "Ocultar" desmarcada. Através da opção "Atribuir a", deve-se vincular a tarefa a uma raia que contenha papéis e localizações os quais se deseja que tenham acesso à tarefa criada. A primeira tarefa nesse fluxo é a de minuta.

Transições que saem do nó

  • Minutar ato, configurara com a opção "Ocultar" desmarcada.

Atribuir a

  • Vincular a tarefa à raia que contemple serventuários da justiça com papéis e localizações equivalentes a assessoria do magistrado.

Minutar ato

O primeiro nó de tarefa desse fluxo, denominado Minutar ato, é representado por uma tela já preparada no sistema para esse fim. É a tarefa onde o servidor construirá a minuta do ato judicial para posterior assinatura.

Para configurar o "Minutar ato", deve-se criar um nó de tarefa vinculado ao fluxo que contenha a variável "minutar_ato_judicial" como sendo de "Escrita" e do tipo "Editor".

O nó de tarefa tem os eventos "Entrar no nó", "Sair do nó" e "Iniciar tarefa" vinculados. Cada evento tem ações vinculadas. A seguir as tarefas e ações do Minutar ato.

Atribuir a

  • Vincular a tarefa à raia que contemple serventuários da justiça com papéis e localizações equivalentes a assessoria do magistrado.

Transições que saem do nó

A transição de saída desse nó é a tarefa de confirmação, que permitirá a assinatura do ato judicial. Via de regra, a tarefa é executada pelo magistrado. Essa transição deve ser criada com a opção "Ocultar" desmarcada.

Variáveis

  • minutar_ato_judicial, do tipo editor, de escrita.

Eventos

  • Entrar no nó
    • o evento "Entrar no nó" do "Minutar ato" deve conter uma ação marcada como reexecutável que vincule os possíveis modelos de documento de minuta à tarefa de minutar. Essa vinculação se dá através de linguagem de expressão ou através do ícone "Assistente para expressão". A expressão deve utilizar o(s) id(s) do(s) modelo(s) de documento respectivo(s).
  • Criar tarefa
    • ação configurada com expressão como "Reexecutável" - Pode-se restringir os tipos de documentos passíveis de serem utilizados através de expressão pertinente. Os tipos listados serão os ativos cujos tipos foram passados como parâmetro na expressão. Caso não seja explicitado pela configuração de forma diferente, os tipos de documentos da lista seguem a regra RN388.
  • Sair do nó
    • o evento "Sair do nó" do "Minutar ato" deve conter uma ação que configure uma variável para recuperação futura no fluxo do documento produzido. A variável é a minutaEmElaboracao. Essa vinculação se dá através de linguagem de expressão.
  • Iniciar tarefa
    • a configuração dessa ação será feita automaticamente com a configuração do evento de tarefa "Sair tarefa", descrita a seguir. Ao final da configuração do referido evento, a ação terá como conteúdo a expressão que contém o lançador de movimentações marcado como "true", ou seja, permitindo a seleção de movimento que será confirmado em outro momento do fluxo.

Eventos de tarefa

  • Sair tarefa

(Configuração do lançador de movimentações)

Deve ser configurado o evento de tarefa "Sair tarefa" e na opção "Agrupamento eventos" deve ser configurado um ou mais agrupamentos de movimentações, que disponibilizarão para o usuário da tarefa selecionar as movimentações relacionadas que estarão vinculadas à execução da tarefa.

O campo "Condição para lançamento temporário" da tela de "Agrupamento eventos", deve ser inserida a expressão "#{true}", sinalizando o lançamento temporário.

Confirmar ato

Nessa tarefa, o magistrado revisará e assinará a minuta construída pelo assessor em tarefa anterior. Ao criar o nó de tarefa Confirmar ato, deve-se adicionar a variável “Processo_Fluxo_revisarMinuta”, que deve estar marcada como “Escrita” e ser do tipo “Frame”.

Atribuir a

  • Vincular a tarefa às raias que contemplem o papel do magistrado.

Transições que saem do nó

Variáveis

  • Processo_Fluxo_revisarMinuta, do tipo frame, de escrita

Eventos

  • Entrar no nó”
    • deve conter uma ação marcada como reexecutável contemplando expressão que vincule os tipos de documentos relacionados à revisão da minuta.
    • deve conter uma ação marcada como reexecutável contemplando expressão que vincule os modelos de documentos relacionados à revisão da minuta.
  • Criar tarefa
    • deve conter a expressão que marca como transição de saída padrão o nó de destino “Finalizar ato”

Confirmar movimentação

O nó de tarefa “Confirmar movimentação”

Término

Arquivo de configuração

Abaixo segue o arquivo xml de configuração do fluxo representado acima. Para eventos de tarefa, eles devem ser configurados manualmente, já que o xml não transportará as informações de configuração. Atentar também para a quebra de linha necessária para visualização do fluxo na wiki, que não deve ser replicada na cópia para a aplicação.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas