Mudanças entre as edições de "ProcessoDesenvolvimentoPJE"

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa
(Público-alvo)
(Público-alvo)
Linha 3: Linha 3:
 
As instruções a seguir se destinam aos tribunais criadores de demandas, priorizadores e às fábricas de desenvolvimento e de homologação do PJe.
 
As instruções a seguir se destinam aos tribunais criadores de demandas, priorizadores e às fábricas de desenvolvimento e de homologação do PJe.
  
Foi criada uma apresentação sobre o processo de desenvolvimento adotado para o PJe Nacional, que pode ser acessada * [[Mídia:Manual.pdf|aqui]].
+
Foi criada uma apresentação sobre o processo de desenvolvimento adotado para o PJe Nacional, que pode ser acessada [[Mídia:Processo demandas PJe.pdf|aqui]].
  
 
== Criação das demandas ==
 
== Criação das demandas ==

Edição das 21h48min de 2 de março de 2016

Conteúdo

Público-alvo

As instruções a seguir se destinam aos tribunais criadores de demandas, priorizadores e às fábricas de desenvolvimento e de homologação do PJe.

Foi criada uma apresentação sobre o processo de desenvolvimento adotado para o PJe Nacional, que pode ser acessada aqui.

Criação das demandas

Priorização das demandas

Fábricas de desenvolvimento do PJe

Atualmente o PJe tem as seguinte fábricas de desenvolvimento em atuação, responsáveis por desenvolver as demandas do PJe Nacional que serão instaladas em todos os tribunais:

- CNJ

- TJDFT

- TJMG

- TSE

- TJCE - em implantação

- TJRO - em implantação

Padrões de desenvolvimento

Fábricas de homologação do PJe

Atualmente o PJe tem as seguinte fábricas em atuação, responsáveis por homologar as demandas do PJe Nacional que serão instaladas em todos os tribunais:

- CNJ - composta por pessoas do próprio CNJ;

- TJPR - em implantação;

- TJRO - em implantação.

Procedimento para homologação das demandas

Planejamento de testes

Nesta etapa são criados e documentados os cenários de teste, para isso utiliza-se:

- a descrição da própria demanda no Jira;

- a documentação das regras de negócio hoje disponíveis na wiki do projeto;

- o próprio Jira, em demandas relacionadas;

- e principalmente a experiência e documentação dos cenários de teste das equipes de teste do projeto.

Os cenários devem conter tanto os caminhos “felizes” para o teste da demanda, quanto os caminhos alternativos;

Os cenários criados para teste são incluídos em uma sub-tarefa da demanda que está sendo testada, para auxiliar às pessoas que venham a testá-la ou que venham a corrigir defeitos relatados na solução.

Execução de testes

Para a execução dos testes, a fábrica de testes do tribunal deverá montar um ambiente de testes com as últimas atualizações do branch master do projeto PJe;

Os cenários devem ser executados um-a-um e o resultado de cada cenário deve ser reportado e filmado (ex. de aplicativo de filmagem: www.screencast-o-matic.com);

Ao final deste processo deve-se incluir à demanda a lista de cenários testados, dos resultados obtidos (se aprovado ou se reprovado) e o filme dos testes executados;

Se houver algum cenário reprovado a demanda deverá ser devolvida para o desenvolver fazer os ajustes necessários, pela transição (do Jira) “Reprovar solução”;

Se todos os cenários forem aprovados a demanda deverá ser encaminhada para a próxima etapa (Integração), pela transição “Aprovar solução”.


Versionamento

A próxima versão do sistema e as versões já lançadas podem ser vistas aqui: Versões

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas