Mudanças entre as edições de "Roteiro de configuração de documentos"

De PJe
Ir para: navegação, pesquisa
(Editores de documentos no fluxo)
Linha 28: Linha 28:
  
 
=== Editores de documentos no fluxo ===
 
=== Editores de documentos no fluxo ===
 +
 +
== Configurações para tipos de documentos ==
 +
 +
== Configurações para modelos de documentos ==

Edição das 15h15min de 28 de outubro de 2013

A utilização de documentos em um sistema processual eletrônico é uma das principais funcionalidades desses tipos de sistema, visto que os processos têm a ele vinculados documentos que serão, nesse novo paradigma, tratados de forma eletrônica, e precisam ter algumas restrições de utilização definidas para o novo contexto de processo eletrônico.

No PJe, os documentos têm sua estrutura definida com base em uma hierarquia de modelos e na definição de tipos. Os tipos de documento são utilizados no sistema para diferenciar os documentos existentes em processos judiciais, assim como para permitir diferenciar que tipos de usuários terão acesso a eles. A hierarquia de modelos permite que se construa modelos de forma a facilitar o preenchimento de documentos, tendo a ele vinculadas informações de limitação do acesso assim como de utilização de informações do processo de forma automática.

A figura abaixo tenta explicar o relacionamento entre os documentos, os tipos de documentos e a hierarquia de modelos, na forma como são tratados no PJe.

Estruturadocs.png



O que a figura acima está representando são os documentos (imagem da folha), que podem estar vinculados a anexos (imagens dos clips), que são, para o PJe, tipos de documentos. O texto do documento (texto contido na imagem da folha) pode ter sido inserido através de digitação ou da vinculação do documento a um modelo, que já tinha o conteúdo previamente definido, que também poderia conter os valores "Brasília, 10 de outubro de 2013" definidos como variáveis vinculadas aos modelos que recuperariam os valores a partir da instalação do PJe onde o documento foi construído.

A hierarquia de modelos do PJe está representada abaixo:

  • Grupo de tipos de modelos
    • Tipos de modelos
      • Modelos

Ou seja, um modelo está sempre vinculado a um tipo de modelo, que está sempre vinculado a um grupo de tipos de modelos.

As restrições vinculadas à configuração dos tipos de documentos e da hierarquia de modelos possibilitam ou restringem a utilização de documentos no PJe. Sendo assim, lacunas na configuração impedem que documentos sejam preenchidos. Tentaremos explicar as diversas situações de utilização de documentos e quais configurações precisam estar ativas para permitir a utilização em cada situação.

Conteúdo

Situações de utilização de documentos no PJe

Petição no protocolo de processos

Tela de documentos do processo

Resposta de expedientes

Editores de documentos no fluxo

Configurações para tipos de documentos

Configurações para modelos de documentos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas