Transição de desistência

De PJe
Edição feita às 12h29min de 5 de novembro de 2014 por Renata.catao (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

A transição de desistência é a opção, em um nó de tarefa, de se desistir da execução da tarefa. Na desistência, não faz sentido preencher os campos do formulário. Sendo assim, é necessário configurar a transição de forma que o sistema entenda que a execução do formulário não será a padrão, ou seja, campos não precisarão ser preenchidos. Com essa configuração, o configurador de fluxos poderá indicar transições passíveis de utilização sem que se seja necessário ao usuário final completar o formulário atualmente exibido.

Isso acontece, por exemplo, em telas que usem o editor sem assinatura que têm evento de tarefa vinculado exigindo a movimentação. Nesses casos, o usuário é obrigado a selecionar esse evento, assim como o tipo de documento da tela. Na desistência, não há necessidade de seleção do movimento, nem tão pouco do tipo de documento.

Essa configuração foi objeto da pendência PJEII-15414.

Para utilizar a funcionalidade, deve-se configurar, no nó de tarefa, um evento "Criar tarefa" ou "Iniciar tarefa" a seguinte expressão:

#{tramitacaoProcessualService.gravaVariavelTarefa('pje:fluxo:transicao:dispensaRequeridos','Nome da transição que dispensa os campos')}

Onde "Nome da transição que dispensa os campos" é o nome da transição já configurada que o usuário poderá utilizar para desistir do preenchimento do formulário.

Pode-se utilizar a funcionalidade em mais de uma transição configurando um único evento, conforme a seguinte expressão:

#{tramitacaoProcessualService.gravaVariavelTarefa('pje:fluxo:transicao:dispensaRequeridos','Nome da transição 1, Nome da transição 2')}
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas