Testes automatizados funcionais - passo a passo

De PJe
Edição feita às 15h45min de 6 de maio de 2015 por Cleiton.saturno (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

INTRODUÇÃO

Este documento descreve uma sequência de passos padrão para a automatização de casos de teste do Pje utilizando o framework desenvolvido pelo CNJ. O framework foi desenvolvido com objetivo de separar a lógica de execução dos casos de teste dos dados necessários para a execução. Para isso, foram criados três componentes básicos para a execução:

  • um arquivo xml com os dados necessários para a execução;
  • uma classe de dados que encapsula os elementos do arquivo xml em uma estrutura de fácil manipulação pelo desenvolvedor;
  • uma classe (ou mais) responsável pela execução do caso de teste com base nos dados encapsulados pela classe de dados.

A estrutura proposta é ilustrada na figura seguinte.

IMAGEM.png

É importante observar que, independentemente da forma de implementação da classe de execução, obrigatoriamente devem ser criados os três artefatos descritos na figura, visto que o framework está “esperando” pela existência dos três para a execução dos cenários.

PASSO A PASSO

Este capítulo descreve uma sequência de passos sugerida para o desenvolvimento de casos de teste com base no framework criado. Trata-se apenas de uma sugestão que, com base na experiência de uso do framework, tem se mostrado eficiente para o desenvolvimento dos casos de teste do Pje.

Determinação da estrutura de dados

O primeiro passo consiste em determinar a estrutura de dados necessária para a execução do caso de teste que se pretende executar. Numa visão similar a de um caso de uso, esta estrutura deve prever os dados necessárias para a execução de todos os cenários possíveis, tanto cenário principal, quanto cenários alternativos e de exceção.

Para isso deve-se executar manualmente o caso de teste que se pretende automatizar, de acordo com o desenho do caso de teste. Esta execução manual deve produzir uma lista de dados necessários para a execução automatizada.

A figura abaixo exibe a tela de cadastro de etnias do PJe, que é usada neste documento como exemplo para criação de um caso de teste.

TelaCadastroEtnia.png

Para a execução deste caso de teste são necessárias duas informações: a descrição da etnia e a situação. Com estas informações é possível partir para o segundo passo, que é a construção do arquivo XML com os dados para execução.

Criação do arquivo xml

O passo seguinte consiste em criar o arquivo XML para o armazenamento dos dados de execução. Este arquivo deve estar presente dentro do diretório /xml do projeto dos testes. A Figura seguinte ilustra um arquivo XML para o cadastro de Etnias no Pje.

XmlCadastroEtnia.png

O arquivo XML possui um nó raiz chamado TestCase, com alguns atributos que são apresentados em seção específica document. Importante observar que o nome do nó raiz obrigatoriamente deve ser TestCase, pois este nome é esperado pelo framework. Para evitar problemas com relação à estrutura do arquivo criado, recomenda-se, quando for criado um arquivo XML para um caso de teste, que este seja duplicado a partir de um arquivo já existente, para aproveitar a estrutura já criada e testada.

O arquivo XML em questão descreve uma estrutura de um caso de teste que possui dois cenários do tipo CadastroEtnia. Importante observar que o nome do arquivo XML é CadastroEtnia.xml. Este nome deve corresponder semanticamente ao propósito do caso de teste, qual seja, o cadastro de etnias. Importante observar que os nós que descrevem cenários devem ter o mesmo nome do arquivo XML, sem a extensão .xml.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas