Navegador PJe

De PJe
Edição feita às 16h32min de 30 de agosto de 2016 por Iralhi.macedo (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Icone navegador pje.png

O PJe possui alguns pré-requisitos para utilização do sistema, o que acarreta a necessidade de instalação e configuração local de várias ferramentas no computador do usuário. Com intuito de melhorar a experiência com o sistema PJe e dirimir as eventuais ocorrências na configuração dos computadores pessoais foi elaborado o aplicativo Navegador PJe.

O Navegador PJe é uma versão customizada do navegador Mozilla Firefox para uso exclusivo do sistema PJe em todos Tribunais onde foi instalado e no próprio Conselho Nacional de Justiça. Devido a questões de segurança, orienta-se a não alterar as configurações do aplicativo.

O objetivo do aplicativo é disponibilizar uma ferramenta pré-configurada para acesso ao sistema PJe englobando o Mozilla Firefox, o Java e as cadeias de certificados válidas, além de realizar automaticamente as atualizações necessárias proporcionando assim maior segurança para os usuários do sistema.

Conteúdo

Dedicatória

Não teríamos esse navegador sem a ajuda do Tribunal de Justica do Rio Grande do Norte. Na verdade, todo esse trabalho foi desenvolvido por aquele tribunal.

Público Alvo

Todos os usuários que utilizam o sistema PJe nos tribunais, tais como:

  • advogados,
  • partes,
  • servidores,
  • magistrados, e
  • procuradores.

Considerações

  • O instalador disponível nessa página contém as versões do Mozilla Firefox e do Java compatíveis com o PJe, além de já estar habilitada a opção de popups do PJe.
  • Outras versões do Mozilla ou de outros navegadores instalados no seu equipamento não serão afetados por esta instalação.
  • A partir da versão 2, atualizada em 28/06/2016, o Navegador PJe está configurado para Usar as configurações de proxy do sistema operacional.

Importante:
Para o funcionamento integral do aplicativo é necessário que o Certificado Digital do usuário esteja instalado e funcional, de acordo com as orientações do fornecedor do seu dispositivo (token ou cartão).

Aplicativo Navegador PJe para instalação

Para iniciar o download do programa, siga os passos abaixo:

Passo 1: Realize o download do arquivo e aguarde o download terminar.

Sistema Operacional Download
Servidor 1 Servidor 2
Windows navegadorpje.zip

NOTA: O Navegador PJe não reconhece ou suporta outros sistemas operacionais, além do Windows.


Passo 2: Após a conclusão da transferência, clicar com o botão direito do mouse no arquivo navegadorpje.zip e selecionar "Extrair Tudo...".

Extracao portalpje.jpg

Passo 3: Logo após, selecionar um destino para o arquivo e clicar em EXTRAIR.

Extrair pasta.jpg

Passo 4: Depois de finalizada a operação, executar o arquivo navegadorpje.exe. Na tela do Programa de Instalação clicar em AVANÇAR.

Instalar portalpje 1.png

Passo 5: Marcar a opção "Eu aceito os termos do Contrato" e clicar em AVANÇAR.

Instalar portalpje 2.png

Passo 6: Na tela seguinte, caso prefira o ícone para acesso ao aplicativo marque a opção "Criar um ícone na Área de Trabalho", clicar em AVANÇAR.

Instalar portalpje 2.1.png

Observação: Se esta opção não estiver marcada, após a instalação será necessário acessar o Navegador PJe através do Menu Iniciar > Todos os Programas > Navegador PJe > Navegador PJe.

Passo 7: Clicar em INSTALAR e aguardar a conclusão da instalação. Caso deseje que o programa seja inicializado ao final da instalação marcar a opção "Executar Naveghador PJe" e clicar em CONCLUIR.

Instalar portalpje 6.jpg

Utilizando o Navegador PJe

Passo 1: É possivel executar o Navegador PJe através do atalho disponível na área de trabalho 012.png ou através do menu Iniciar > Todos os Programas > Navegador PJe > Navegador PJe. 011.png


Ao iniciar o Navegador PJe, ele exibe como página inicial a tela para escolher o Estado e o Tribunal que se deseja acessar.


008.png


Passo 2: Após selecionar o Estado e o Tribunal escolhido, clicar no botão "Ir ao site", que abrirá a tela do PJe escolhido.


014.png


Passo 3: É possível visitar mais de um sistema PJe ao mesmo tempo, utilizando a navegação por abas. Para abrir uma aba, clicar no botão +, e realizar a seleção do PJe desejado conforme orientado no Passo 2.

013.png


Passo 4: Para acessar o PJe, ir para Acesso ao PJe.


Soluções de problemas

Se ao executar o aplicativo Navegador PJe apresentar as seguintes telas:

Conferindo versao.png


Error navegadorpje.png


NOTA: Caso esteja em uma rede corporativa e esteja apresentando o erro mencionado acima, em geral nesses casos é porque o proxy de sua rede interna deve estar barrando a comunicação do Navegador PJe com a Internet, que utiliza um serviço de atualização automática. Para esses casos, realizar a configuração abaixo. Entretanto, caso o problema persista, informe sobre esse problema ao setor de infraestrutura para que eles alterem a configuração.


Para solucionar o imprevisto pode ser realizado dois procedimentos:

 1. Alterar o endereço de atualização do aplicativo:

Passo 1: O aplicativo Navegador PJe não deve estar em execução. Abrir o diretório: C:\NavegadorPJe\Atualizador\app.

1000px


Passo 2: Abrir o arquivo "url_versao.txt" e alterar o endereço "ftp://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/versao.txt" para http://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/versao.txt e salvar e fechar o arquivo.

Passo 3: Abrir novamente o Navegador PJe.


 2. Executar outro arquivo:

Passo 1: Abrir o diretório: C:\NavegadorPJe\FirefoxPortable e executar o arquivo "FirefoxPortable.exe".

1000px

Suporte

Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Usuário: (61) 2326-5353.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas